Os Estados Unidos reafirmaram o seu compromisso com o desenvolvimento de Moçambique durante a celebração dos 40 anos de actuação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que decorreu ontem, terça-feira, dia 18 de Junho, em Maputo.
Helen Pataki, directora da USAID em Moçambique, destacou a importância da parceria entre os dois países, afirmando: “Embora tenhamos feito muito progresso juntos, ainda há muito a fazer”. A directora da USAID mencionou que esta colaboração tem conduzido a mudanças significativas em várias áreas, desde a saúde e educação até à produtividade agrícola e ao desenvolvimento económico.
O embaixador dos EUA em Maputo, Peter H. Vrooman, afirmou que o trabalho da USAID abrange não só o desenvolvimento económico, mas também a manutenção da paz. “Juntos removemos as minas abandonadas durante a guerra, salvando muitas vidas”, declarou. “O nosso apoio baseia-se no interesse comum de um Moçambique mais saudável, mais próspero, mais seguro, mais resiliente e mais democrático”.
Desde a abertura do seu escritório em Maputo, em 1984, a USAID tem respondido aos apelos do Governo de Moçambique em diversas áreas, segundo informações da Carta de Moçambique. Entre as realizações da agência estão a reabilitação da ponte Dona Ana sobre o Rio Zambeze, em 1995, e a instalação da primeira estação satélite de internet no País, em 1997.
Um dos sectores em que o apoio da USAID a Moçambique é mais notório é a saúde, especialmente na prevenção e combate à SIDA e, mais recentemente, à COVID-19. O ministro da Saúde, Armindo Tiago, reconheceu a relevância deste apoio. “Nos últimos anos, o apoio da USAID tem sido crucial para enfrentar desafios de saúde pública em Moçambique, ajudando a salvar muitas vidas”, afirmou.