O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) assinou um acordo para conceder ao FDH Bank Plc. Maláui uma linha de empréstimo a prazo de 949 milhões de meticais (15 milhões de dólares). Este financiamento visa impulsionar o sector manufactoreiro, bem como apoiar exportadores e importadores no Maláui.

De acordo com o comunicado emitido pelo Afreximbank, o acordo foi firmado durante as recentes Reuniões Anuais (AAM2024) do Afreximbank, realizadas em Nassau, capital das Bahamas. Os fundos serão canalizados para o financiamento de transacções comerciais dos clientes do FDH Bank, focando em áreas estratégicas como manufactura, exportações e importações, segundo as informações do portal Further Africa.

Haytham El Maayergi, vice-presidente executivo do Global Trade Bank, assinou o acordo em nome do Afreximbank, enquanto George Chitera, vice-director executivo do FDH Bank Plc. Maláui, representou a instituição malauiana.

Comentando sobre o acordo, o vice-presidente executivo do Global Trade Bank afirmou que “esta facilidade apoiará a exportação de produtos de valor acrescentado e a capacidade de fabrico do Maláui, alinhando-se à nossa estratégia de financiamento das exportações e aumentando a capacidade de ganho de divisas do país”. Haytham El Maayergi salientou que o mecanismo, por meio da abordagem de empréstimo intermediado, ajudará a colmatar a lacuna de financiamento no continente e a fortalecer a capacidade dos intermediários financeiros em apoiar as empresas com produtos de financiamento e capacitação.

George Chitera também destacou a importância do acordo: “Como banco, acreditamos na nossa capacidade e potencial para expandir negócios. Por isso, alavancamos parcerias estratégicas, como a com o Afreximbank, para criar soluções financeiras sob medida que impulsionarão o comércio intra e extra africano. Esta linha de crédito de médio prazo de 949 milhões de meticais (15 milhões de dólares) é um passo significativo nesse sentido”.

A facilidade fornecerá financiamento offshore, essencial para atender às altas necessidades de importação de diversos sectores críticos da economia malauiana.

A AAM2024, organizada pelo Governo das Bahamas, foi combinada com o terceiro Fórum de Comércio e Investimento (ACTIF2024), e realizou-se em Nassau, Bahamas, de 12 a 15 de Junho.