A Renew Capital, empresa que investe em pequenas e médias empresas africanas orientadas para o crescimento, anunciou, recentemente, o seu primeiro investimento em Moçambique, apoiando a Roscas – uma fintech que visa digitalizar grupos de poupança tradicionais, integrando ferramentas digitais e produtos financeiros adaptados às necessidades do sector informal.

O objectivo final da fintech moçambicana é fornecer aos indivíduos e às micro, pequenas e médias empresas (MPME) as ferramentas e os recursos de que necessitam para construir um futuro melhor, conforme garante o portal de notícias Weetracker.

“Com uma estratégia multicanal robusta que abrange plataformas como o WhatsApp, USSD e aplicações móveis, a Roscas pretende garantir que o seu conjunto de produtos financeiros chega ao seu público-alvo com uma facilidade inigualável”, lê-se no website, o qual cita um comunicado da Renew Capital.

De acordo com o documento, a decisão de investir na Roscas sublinha o crescente reconhecimento do papel que as soluções inovadoras de tecnologia financeira desempenham na promoção do crescimento económico. “Estamos muito satisfeitos por apoiar a equipa na concretização do seu objectivo, melhorando os seus serviços e alargando o seu impacto”, afirmou Licínio Chissano, gestor de investimentos e projectos da Renew Capital.

A Renew Capital é uma empresa de investimento de impacto com foco em África que apoia empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento, administrando investimentos realizados em nome dos Renew Capital Angels, uma rede global de investidores-anjo, fundações e escritórios familiares, que procuram retornos financeiros e impacto social sustentável.