O International Finance Corporation (IFC), braço privado do Banco Mundial, vai conceder um empréstimo de 10,8 milhões de dólares para a expansão dos serviços de saúde em Moçambique. Este projecto, que também beneficiará Gana, Botsuana e África do Sul, visa melhorar significativamente o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde nesses países africanos.

Segundo uma publicação do Engineering News, a verba será gerida pelo provedor de saúde africano “Lenmed”, por um período de quatro anos, em que a entidade terá a missão de adquirir novas instalações, comprar equipamentos médicos, contratar e formar pessoal médico adicional.

“A parceria visa aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, especialmente em comunidades carenciadas dos quatro países em destaque. O financiamento apoiará também os planos da Lenmed de expansão para mais países africanos e ajudará a satisfazer as necessidades de refinanciamento e capital de giro da empresa”, explicou o site.

Citada pelo órgão de informação, a directora regional da IFC para a África Austral, Cláudia Conceição, descreveu que, com base na presente iniciativa, a Lenmed deverá investir na melhoria dos seus padrões ambientais e sociais, para garantir a sustentabilidade em todas as suas operações.

“Este capital adicional irá ajudar a continuar a impulsionar a ambiciosa estratégia de crescimento, ao mesmo tempo que será cumprido o objectivo principal de criar comunidades mais saudáveis ​​e prósperas em toda a África”, afirmou.

Já o CEO da Lenmed, Amil Devchand, sublinhou que “a sua entidade atende a vários grupos de renda em todos os seus mercados, fornecendo serviços de emergência, de cuidados de saúde agudos, de trauma, cardíacos, pediátricos, maternos, tratamento de cancro, ortopedia e neurocirurgia”.