A Montepuez Ruby Mining (MRM) vai aumentar a capacidade anual de alunos admitidos no Centro de Formação Profissional localizado no posto administrativo de Namanhumbir, distrito de Montepuez, em Cabo Delgado. Com esta acção, a mineradora espera que o número de formandos aumente, passando de 300 para 700.

A empresa garante ainda, em nota à Imprensa, que irá criar nova oficina dedicada aos cursos de construção civil, pintura e canalização, actualmente leccionados em instalações provisórias.

O oficial sénior de ligação entre a comunidade e a MRM, Lucas Sete, afirmou que a formação oferecida aos jovens tem como objectivo torná-los mais competitivos e capacitados para o mercado de trabalho, atribuindo ainda ferramentas para que possam criar o seu próprio negócio, lê-se na nota.

O Centro de Formação Profissional iniciou as actividades em 2018, através de uma parceria entre a MRM e o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC). No ano lectivo de 2023, foram formados 322 jovens (254 homens e 68 mulheres) nas áreas de electricidade, canalização, construção, pintura e serralharia.

A Montepuez Ruby Mining Limitada é uma empresa moçambicana que opera no depósito de rubis de Montepuez, cobrindo cerca de 33 600 hectares. É detida em 75% pela Gemfields e em 25% pela Mwiriti Limitada.