A Associação Moçambicana dos Operadores de Microfinanças (AMOMIF) realizou nos dias 1 e 2 de Agosto, em Maputo, uma formação sobre gestão de crédito e digitalização, com o objectivo de capacitar os seus membros e muni-los de conhecimento suficiente para que possam actuar no mercado das microfinanças com sustentabilidade.

De acordo com uma nota, o processo está a ser feito em colaboração com diversos parceiros, com destaque para o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), através do Projecto de Financiamento ao Empreendedorismo Rural (REFP).

Segundo avançou o presidente do conselho directivo, António Souto, a actividade tem como principal grupo-alvo, técnicos de campo, directores, gestores de operações de crédito e inspectores, que vão ser dotados de conhecimentos sobre política de crédito, seguimento dos créditos desembolsados e recuperação do crédito em atraso, entre outros assuntos.

“Esta formação será complementada por outras a serem ministradas brevemente, versando outras matérias de interesse para o crescimento sustentável das microfinanças à escala nacional. Recentemente, tivemos uma formação em Sena, Sofala, sobre o uso de ferramentas digitais de gestão de crédito que envolveu oito participantes”, contextualizou.

O responsável salientou que a entidade que dirige está convicta de que “a inclusão financeira não se faz só com a disponibilização de dinheiro e/ou acesso aos recursos financeiros, mas, sim, com base no desenvolvimento de ferramentas úteis capazes de criar impacto positivo na vida das pessoas e gerar empregos”.

“A AMOMIF acredita que as instituições de microfinanças eficazes são aquelas que proporcionam a um grande número de empresários de baixo rendimento um acesso rápido a pequenos empréstimos, ao mesmo tempo que conseguem excelentes taxas de reembolso”, declarou.

A Associação foi criada em 2007, tendo passado por um período de crise. Contudo, António Souto informou que a instituição está a recuperar, sendo que conta com o apoio do Banco de Moçambique, que dirige o processo de lançamento da nova estratégia de inclusão financeira.