Um total de 380 mulheres e raparigas oriundas das zonas afectadas pelo terrorismo em Cabo Delgado e acolhidas em Nampula vão beneficiar de projectos de renda financiados pela organização não-governamental ActionAid Moçambique.

O projecto inclui também mulheres que sofreram aquando da passagem do ciclone Gombe, no ano passado. Para o efeito, foram criados 11 grupos seguros, nos distritos de Nampula, Rapale e Meconta, compostos por 35 mulheres e raparigas, que foram submetidas à formação em matérias de gestão de negócios e empreendedorismo.

A oficial de projectos de protecção da ActionAid, Yasine Asa, disse que a acção contempla, igualmente, mulheres portadoras de deficiência, que também deverão receber financiamento de pequenos projectos, como a venda de amendoim torrado e de fruta na rua ou em locais identificados.

A organização também está envolvida no combate às uniões prematuras em vários pontos da província de Nampula, e tem criado ainda espaços seguros para todas as crianças, raparigas e mulheres vítimas de violência. Sem revelar números, a fonte disse terem sido disponibilizados vários apoios para grupos vulneráveis.