A petrolífera italiana Eni, em parceria com a Biocarbon Partners (BCP), está a implementar um projecto em Moçambique que vai permitir preservar até quatro milhões de hectares de florestas localizadas nas regiões centro e sul do País.
De acordo com um comunicado, a iniciativa denominada “Grande Limpopo em Moçambique” corrobora as exigências levantadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando “reduzir a perda de florestas apostando no envolvimento activo das comunidades na gestão dos recursos florestais, na promoção de iniciativas agrícolas inteligentes em termos climáticos e na criação de oportunidades económicas, envolvendo mais de 320 mil pessoas”.
“O programa vai ajudar a preservar as florestas numa área de até quatro milhões de hectares em quatro províncias moçambicanas, nomeadamente Manica, Sofala, Inhambane e Gaza”, salienta a nota.
O documento sublinha que a BCP é “líder” premiada no desenvolvimento de projectos de “redução de emissões por desmatamento e degradação florestal em África”, focando-se na conservação de áreas com biodiversidade significativa, frisando que a iniciativa foi concebida juntamente com instituições moçambicanas, líderes e membros da comunidade, e tendo por base estudos de viabilidade realizados pela petrolífera italiana em 2023.
“O projecto contribuirá também para a preservação e recuperação da biodiversidade, ligando os principais parques nacionais de Moçambique e da África do Sul e as áreas florestais comunais para estabelecer corredores naturais para a vida selvagem”, esclarece.
“A Eni assegurará um fluxo financeiro viável e de longo prazo, canalizado para a melhoria dos meios de subsistência das comunidades, através da transferência dos créditos de carbono gerados e do controlo contínuo da qualidade e da integridade socioambiental do Mercado Voluntário de Carbono”, destaca.
A petrolífera fez saber ainda que pretender atingir a neutralidade carbónica até 2050, descarbonizando as suas actividades, cadeia de valor e produtos através de uma combinação de diferentes alavancas e tecnologias, incluindo projectos baseados na natureza.