União Europeia reiterou o seu compromisso com o sector da educação e desenvolvimento humano em Moçambique, destacando-o como uma área prioritária para o progresso socioeconómico do País.

De acordo com a informação, esta posição foi expressa pelo embaixador da União Europeia em Moçambique, António Maggiore, durante o fórum de negócios entre Moçambique e União Europeia, realizado na segunda-feira (20) na província de Inhambane.

Embora não tenha revelado os valores já destinados ou a serem investidos no sector da Educação, o embaixador salientou a importância do envolvimento da UE neste campo, afirmando que a educação é fundamental para o crescimento sustentável e equilibrado de qualquer nação.

“Não há desenvolvimento sustentável sem uma educação sólida”, afirmou António Maggiore.

O embaixador garantiu que a “União Europeia permanece comprometida com o apoio a vários programas de desenvolvimento em Moçambique, focando-se em garantir que o crescimento seja inclusivo e beneficie principalmente as pequenas e médias empresas, que são a base da economia moçambicana”.

O diplomata também anunciou a visita da ministra da Cooperação a Moçambique no próximo mês, cuja agenda inclui a consolidação das relações bilaterais e comerciais com o País.

Por seu lado, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, ressaltou, na abertura do fórum, que “a comunidade empresarial de Inhambane tem uma excelente oportunidade para fortalecer os laços empresariais com a União Europeia e estabelecer novas parcerias para o desenvolvimento das suas actividades”.

A governante destacou que este fórum está alinhado com a estratégia de diplomacia económica do Governo, que visa dinamizar a mobilização de recursos e investimentos para Moçambique.

A ministra sublinhou o reconhecimento do Governo quanto ao papel crucial do sector privado no desenvolvimento económico e social do País. Segundo Verónica Macamo, o Governo está continuamente empenhado em encontrar iniciativas inovadoras para apoiar concretamente os empresários nas suas diversas áreas de actuação.

Adicionalmente, a ministra afirmou que “o Governo está focado em fortalecer o empresariado local, promovendo a criação de postos de trabalho para os jovens, não apenas como uma fonte de renda, mas também para fomentar futuros empreendedores”.