A Noruega vai financiar 25 rádios comunitárias nacionais com uma verba de 1,8 milhões de euros (122,1 milhões de meticais) através do Projecto de Rádios Comunitárias (CRP) da associação h2n, uma organização não-governamental (ONG) moçambicana.
“O projecto CRP IV será implementado ao longo de quatro anos, focando-se na promoção do acesso à informação, participação activa das comunidades, inclusão de pessoas com deficiência e transformação digital”, avançou a associação, na quinta-feira (20), em comunicado divulgado pela Lusa.
Segundo a h2n, durante a implementação do projecto serão capacitados mais de 250 jornalistas, sendo que “as rádios beneficiárias estão localizadas em Maputo, Nampula e Cabo Delgado, áreas consideradas estratégicas para alcançar um impacto abrangente e positivo”.
O acordo para a implementação da quarta fase do projecto foi assinado na quarta-feira, 19 de Junho, em Maputo, com a participação do embaixador da Noruega em Moçambique e membros da direcção da organização promotora.
“O novo contrato representa um marco significativo na colaboração contínua entre a h2n e a embaixada da Noruega, consolidando o compromisso mútuo de expandir o acesso à informação e fortalecer a sustentabilidade das rádios comunitárias em Moçambique”, acrescenta o comunicado.
Por sua vez, o embaixador Haakon Gram-Johannessen destacou, durante a assinatura do financiamento, que o projecto se alinha com a política externa da Noruega, visando democratizar o acesso à informação e promover o engajamento comunitário, especialmente entre os jovens.
A iniciativa foi criada em 2017 e já beneficiou mais de 30 rádios comunitárias em todo o País.