O Fundo Verde para o Clima (GCF) vai disponibilizar um total de 26 milhões de euros (1,7 mil milhões de meticais) para um projecto de protecção social e adaptação climática em Moçambique, com vista a beneficiar quase um milhão de pessoas, informou a RTP Notícias.

Denominada “Construir resiliência climática ligando a adaptação climática e a protecção social através do planeamento descentralizado em Moçambique”, a iniciativa será implementada pela Save the Children Australia e terá como foco oferecer benefícios para as populações rurais, incluindo melhoria da segurança alimentar nutricional, criação de emprego local e empoderamento de mulheres jovens.

“Moçambique é altamente vulnerável às alterações climáticas devido à sua dependência de uma agricultura sensível ao clima e à ocorrência frequente de eventos climáticos extremos. O País enfrenta desafios significativos, como o aumento das temperaturas, alterações nos padrões de precipitação, secas prolongadas e ciclones e inundações mais intensos e frequentes”, avançou a entidade através de um comunicado divulgado pela Lusa.

Segundo a instituição, os impactos climáticos afectam gravemente a segurança alimentar, os recursos hídricos e os meios de subsistência, especialmente para a população rural, acrescentando que o projecto integra a componente de protecção social para direccionar as pessoas e prestar apoio às comunidades.

A nota destacou ainda que projectos similares estão a ser desenvolvidos em 35 países, que totalizam investimentos de mil milhões de dólares, aprovados na 39.ª reunião do conselho do CGF, realizada a 18 de Julho.

“A decisão expande o portfólio do GCF para 270 projectos, num total esperado de 58,7 mil milhões de dólares, incluindo 14,9 mil milhões de dólares em financiamento comprometido do GCF”, frisou.

A instituição explicou que nos últimos tempos “intensificou o seu foco na adaptação climática, especialmente em regiões vulneráveis”.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.